Planejamento Financeiro
Planejar é trazer o futuro para o presente para que você possa fazer algo a respeito agora.
- Alan Lakein
Um objetivo sem um plano é apenas um desejo. Trabalhar muito e direito não é garantia de que um bom resultado seja alçado. Saber onde se deseja chegar e traçar as ações para alcançar é trazer o futuro para o presente. Planejar é criar um referencial de futuro que serve de base para organizar melhor o caminho a se percorrer. O Planejamento Financeiro projeta os resultados esperados da companhia no futuro e permite que o time estabeleça as ações para buscá-lo conscientemente, monitorando o progresso da execução do plano e corrigindo a rota quando preciso.
Planejamento financeiro, execução e monitoração
O processo de planejamento, monitoração e controle da execução começa pela elaboração do orçamento do período e projeção do fluxo de caixa, considerando diferentes cenários.
Após a elaboração do referencial de futuro, refletido no orçamento, inicia-se a fase de implantação da estratégia e monitoração da execução através do fechamento mensal dos números realizados, também chamado de P&L (profit and loss) e da projeção de fechamento anual (forecast), além de relatórios e processos complementares como a análise das projeções de venda (forecast de vendas), custos e despesas.
Completam as ferramentas de monitoração e apoio à decisão, a apuração dos indicadores de desempenho (KPIs), a monitoração do fluxo de caixa, as auditorias de governança e compliance, o entendimento dos ciclos comercial e operacional, a satisfação dos clientes, a análise da capacidade de produção em função da previsão de vendas, a produtividade operacional, a exposição aos riscos e outras disciplinas que abordaremos em outros FPA’S UPDATES.
Orçamento do período
A elaboração do orçamento deve ser, preferencialmente, iniciada pelo menos dois meses antes do início do ano/período. Esta peça deve definir as duas metas principais da empresa, o quanto se pretende Faturar e o qual deve ser o resultado do período. Além disso, o orçamento deve projetar o custo necessário de produção, incluindo a folha de pagamento, os custos indiretos e as despesas. Todo planejamento deve levar em consideração os resultados projetados por unidade de negócio, portfolio e evidenciar as premissas adotadas, as quais serão monitoradas ao longo do período. Para conferir segurança ao plano, os orçamentos devem prever diferentes cenários micro e macro econômicos.
Projeção de fluxo de caixa
Desenhado o orçamento deve-ser calcular a necessidade de capital para financiar a estratégia da empresa, especificando-se os momentos em que o plano irá gerar valor e os períodos nos quais será necessária injeção de capital próprio ou de terceiros. A falta de cuidado com as análises e controle de caixa pode levar as empresas a terem desde um acréscimo no custo de capital até a insolvência e quebra. Ao controle das contas a pagar e a receber deve-se adicionar as projeções de vendas, custos, despesas e investimentos para os próximos 30, 60 e 90 dias, além de uma projeção mensal até o término do período/ano. Desta forma, investimentos, formação de reservas e eventuais contratações de crédito são cuidadosamente planejados e alinhados com o orçamento corporativo.
P&L - Fechamento financeiro mensal
O demonstrativo de resultados do exercício ou P&L (profit and loss) é o relatório que as empresas utilizam para analisarem se o negócio está dando lucro ou prejuízo e para compartilharem os resultados com as partes interessadas dentro da própria organização, nos fornecedores, bancos, investidores e outras. A periodicidade do P&L depende da dinâmica de cada negócio podendo ser mensal, trimestral ou até mesmo semanal. A análise comparada do P&L com o Fluxo de Caixa, o Orçamento e os balanços pode evidenciar desencontros entre pagamentos e recebimentos, mudanças nas tendências de faturamento e resultado e necessidades de ajustes para manter a margem, a liquidez e a saúde financeira do negócio.
Forecast - Projeção financeira de fechamento
O orçamento é um planejamento inicial que serve como referencial de futuro para orientar os caminhos a serem tomados na busca das metas corporativas. Durante a execução da estratégia da empresa, os números realizados são apurados e ao serem somados às projeções de vendas, custos e despesas, respeitando-se as premissas estabelecidas no orçamento, produzem um resultado provável do fechamento financeiro anual. Esta projeção de fechamento anual é chamada de Forecast. Ao ser comparado com o orçamento original, o forecast explicita a taxa de sucesso da execução da estratégia e o número provável de receita e resultado em relação ao planejamento financeiro original, além dos possíveis gaps a serem corrigidos.